Divulgação (Estação do Oriente): 32 dias!

A Divulgação (ex-Caminho Divulgação) é uma empresa especializada na realização de feiras do livro para escoamento de stocks excedentes, isto é, livros em estado novo que não se venderam em devido tempo. O papel da Divulgação (e das suas congéneres) na cadeia de comercialização do livro é duplamente importante, primeiro porque ajuda as editoras a fazer dinheiro enquanto simultaneamente limpam os seus armazéns, e segundo porque coloca o livro ao alcance de quem não frequenta as livrarias.

Já se percebe menos que a Divulgação venda novidades misturadas por entre os "saldos e promoções". Não só porque dilui a sua proposta de valor junto das editoras (uma novidade vendida é uma oportunidade perdida para vender um mono) mas também porque, ao ter de vender as novidades com o desconto máximo permitido por lei, dilui também a sua proposta de valor junto dos consumidores (afinal os preços reduzidos não o são assim tanto nas novidades).

Em todo o caso, a Divulgação pode fazer entre 10% e 20% de desconto em novidades durante 25 dias por ano por local onde monta a sua tenda. Neste caso, na Estação do Oriente (Lisboa), tem-na montada durante 32 dias, entre 28 de Janeiro e 28 de Fevereiro de 2009 (datas retiradas do seu site). Se mantiver até ao fim deste período os descontos nas novidades superiores a 10%, então temos 7 dias vermelhos. E, se voltar ao mesmo sítio este ano, acabaram-se os descontos superiores a 10% nas novidades, piorando ainda mais a sua proposta de valor ao consumidor. (Na foto: o livro 101 Heróis, editado há três meses pela Guerra & Paz, com um desconto de 15%.)

Divulgação: pensem se vale mesmo a pena vender novidades nas vossas feiras!

IGAC: à vossa atenção a partir do dia 22 de Fevereiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário